O feijão verde constitui uma excelente fonte de vitaminas A,C e K. Além de conter betacaroteno, que previne complicações oculares na visão, ainda através de suas fibras ajudam a controlar os níveis de açúcar no sague, auxiliando no combate do diabetes e hipoglicemia. A vitamina B6, contida nos grãos atua como agente regulador de níveis de homocistéina no sangue, sendo esta um aminoácido metabolizado pelo organismo, sendo encontrado em quantidades consideráveis em pacientes cardíacos. É possível obter através de feijão verde uma fonte de cobre, ferro, molibdênio e potássio. Vale lembrar que as propriedades do feijão verde é indicada para pacientes com asma, artrite e câncer de colón.

No Nordeste o feijão verde compõe alguns pratos típicos como o baião de dois além de também fazer parte da mesa dos mineiros.

É também rica em proteínas, sendo um importante agente construtor e de manutenção celular e responsável por auxiliar na regulação do metabolismo, reduz os níveis de colesterol conforme pesquisa do Laboratório de nutrição aplicada da Faculdade de Saúde Pública de Universidade de São Paulo (USP).

COMO COZINHAR FEIJÃO VERDE

O feijão verde pode ser cozinhado de varias maneiras, só na água (com sal ou não), para depois fazer alguma receita com ele, ou pode já refogar um temperinho e colocar o feijão para cozinhar junto.

Uma dica: não tampar a panela quando estiver cozinhando, pois vai derramar. Deixar a panela aberta, ela vai criar essa espuma que você vê na foto abaixo, é só ir retirando com uma colher ou escumadeira.

O tempo de cozimento não é longo, vai variar um pouco, mas assim que ele estiver macio está bom. Acrescentar água aos poucos, pois o caldo do feijão verde não engrossa como o de outros feijões, então deixe pouco caldo.

SALADA DE FEIJÃO MACASSAR OU FRADINHO

Ingredientes

02 xícaras (de chá) de feijão macassar ou fradinho cozido e escorrido.

1/2 cebola média picadinha.

01 tomate picadinho.

02 colheres (de sopa) de cheiro verde picado (cebolinha, coentro ou salsa).

02 colheres (de sopa) de suco de limão.

02 colheres (de sopa) de azeite extra virgem.

01 colher (de chá) rasa de sal.

Modo de Preparo

Em um recipiente coloque o feijão cozido e escorrido (use o feijão frio). Junte todos os outros ingredientes e misture muito bem. Coloque o sal aos poucos e vá deixando do seu gosto. Tampe o recipiente e leve à geladeira por uns 30 minutos, para apurar o sabor. Depois é só servir.

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