O aipim é uma planta da espécie Manihot esculenta, sendo nativa da América do Sul especificamente da região do sudeste da Amazônia.

Este tubérculo constitui uma importante fonte de carboidratos e polissacarídeos (amido), proteínas e vitaminas essenciais, podendo ser utilizadas para diversos fins e até mesmo no combate à desnutrição na África, pois suas folhas são abundantes em ferro, tendo a Nigéria como seu principal produtor.

As características fisiológicas do aipim, esta em sua forma arbustiva e de aproximadamente 3 metros de altura e com suas folhas palmadas de coloração verde na fase adulta com uma alternância de tons roxo quando jovens e suas raízes que são comestíveis na coloração amarronzadas.

O aipim possui diversos tipos de usos desde processados como farinha de mandioca e polvilho, até para fins cosméticos e medicinais ou ainda como suplementos alimentares, compondo uma fonte rica em potássio, interagindo como regulador de funções cardíacas, além de auxiliar no processo de transformação dos carboidratos em glicose e também como construtor celular. Possui também uma rica fonte de fibras regulando a flora intestinal.

O aipim ou mandioca constitui uma fonte natural de vitamina C, combatendo os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce, auxiliando também na saúde da pele e vasos sanguíneos.

Receitas

1 – Assada no forno

A mandioca frita é um dos aperitivos mais apreciados pelos brasileiros. Para ser consumida de uma forma mais saudável, a mandioca servida como aperitivo deve ser assada. O preparo é muito fácil: Descasque a mandioca, corte em pedaços médios e cozinhe com bastante água até que esteja macia. Espere esfriar, remova as fibras centrais e corte no formato de batatas para fritar. Coloque em uma assadeira untada e polvilhe um pouco de sal e temperos ao seu gosto. Adicione um pouco de manteiga ou azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos. Retire do forno, remova o papel alumínio e asse por mais 15 minutos ou até que esteja crocante.

2-Bolo de Mandioca

Ingredientes:

500g de mandioca crua ralada

01 xícara de açúcar demerara

02 unidades de ovos

200 ml de leite de coco

02 colheres de sopa de manteiga

25g de coco ralado

Modos de preparo:

  1. Coloque em uma tigela os ovos, o açúcar e a manteiga.
  2. Mexa bem até ficar homogêneo.
  3. Acrescente o leite de coco e a mandioca ralada, reserve uns 50g
  4. Misture bem e adicione o coco ralado.
  5. Despeje em uma forma untada com manteiga.
  6. Decore com o restante da mandioca ralada.
  7. Leve ao forno preaquecido 200 C por aproximadamente 50 minutos ou até que fique bem douradinho nas bordas.
  8. Com o bolo levemente morno desforme.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer outras receitas praticas do dia a dia.