O que é a Intolerância à Lactose e quais as suas causas.
A intolerância à lactose está associada à sintomas oriundos da manifestação da lactose mal dirigida no intestino. Para o transporte adequado de lactose e sua absorção na corrente sanguínea se faz necessária a enzima denominada lactase, responsável por dividir a lactose em glicose e galactose. Quando o organismo não produz está enzima de maneira suficiente para atender a demanda, a lactose permanece integra no intestino, podendo ocasionar sintomas como desconforto abdominal, náuseas e inchaço abdominal. Está intolerância pode receber o nome de hipoctásia ou deficiência de lactase.
O que é a lactose?
A lactose consiste na composição de hidrato de carbono, denominado dissacarídeo composto por glicose e galactose, sendo um produto exclusivo de leite que pode ser produzido somente pelas glândulas mamárias dos mamíferos representando cerca de 6% a 8% no leite humano e 4% a 6% no leite de vaca.
Tipo de intolerância à lactose.
Intolerância primária: É uma condição permanente, de origem genética, onde o individuo ao longo do tempo se torna intolerante a lactose, através da redução da de produção de enzima lactase desde o período da infância chegando até a fase adulta. Existem condições raras em que o individuo nascem sem a capacidade de produzir a lactase, rejeitando o leite materno, sendo esta incidência mais comum entre bebes com nascimento prematuro antes do terceiro trimestre de gravidez.
Intolerância segundaria: São originadas, devido a uma lesão como doença célica, doença de Chron, etc., que prejudicam a mucosa de intestino, dificultando a liberação de lactase e para absorção da lactose, podendo este quadro ser revertido apenas quando a lesão é curada.
ARROZ DOCE INTEGRAL ZERO LACTOSE
INGREDIENTES:
- 1 XÍCARA DE ARROZ INTEGRAL
- 3 XÍCARAS DE ÁGUA
- 3 XÍCARAS DE LEITE DE COCO CASEIRO OU BEBIDA VEGETAL DA SUA PREFERENCIA
- 10 CRAVOS
- 1 PAU DE CANELA
- ¼ DE XÍCARA DE CHIA
- 2 COLHERES STÉVIA OU XYLITOL (SE PREFERIR COLOQUE 4 COLHERES DE SOPA DE AÇÚCAR MASCAVO OU DEMERARA OU MELAÇO DE CANA)
- 100 GR DE COCO FRESCO RALADO
MODO DE PREPARO:
- LEITE DE COCO CASEIRO (1 coco fure com a faca mais macio deles retire toda água do coco. Leve o coco para o forno 250 graus, por 15 minutos. Tire o coco da casca, embrulhe o coco em um pano de prato grosso bata com martelo no coco ate quebrar. Com cuidado separe a polpa da casca com a faca. Lave o coco e corte em pedaços menores, coloque no liquidificador com 750 ml de água quente e bata por um minuto. Coe o leite e devolva o bagaço para o liquidificador . Adicione mais 500 ml de água quente e bata por um minuto. Coe o leite, esprema bem o bagaço. O leite está pronto! Guarde no freezer por 60 dias ou geladeira 3 dias.
- LAVE O ARROZ EM ÁGUA CORRENTE.
- NA PANELA DE PRESSÃO ACRESCENTE O ARROZ, O CRAVO, A CANELA, A ÁGUA E O LEITE DE COCO CASEIRO, TAMPE A PANELA ASSIM QUE PEGAR PRESSÃO COZINHE POR 5 MINUTOS. RETIRE A PANELA DO O FOGO E AGUARDE 10 MINUTOS ANTES DE ABRIR A PANELA. CASO NÃO TENHA FICADO COZIDO REPITA A OPERAÇÃO.
- ABRA A PANELA, ACRESCENTE A FARINHA DO COCO CASEIRO, A CHIA E A ESTÉVIA OU AÇÚCAR, MEXA POR UM MINUTO PARA FICAR GROSSO.
- SIRVA COM CANELA EM PÓ BOM APETITE!!!
Quer saber mais? Clique aqui para conhecer outras receitas praticas do dia a dia.