O bem-estar e a qualidade de vida, estão associados à uma alimentação equilibrada que refletiram de maneira positiva na aparência estética da pele, unhas cabelos e em todo corpo. Toda vez em que ocorre desequilíbrio no balanceamento dos nutrientes necessários para a manutenção do corpo, oriundos de maus hábitos alimentares, aliadas a vícios como o tabagismo e alcoolismo, a falta de exercícios e o estresse, podem surgir algumas patologias de doenças tais como: problemas como acne, manchas de pele, sobrepeso, obesidade e até mesmo o envelhecimento precoce, refletindo consequentemente na estética apresentada pela aparência de cada individuo.

As mulheres em geral recorrem a recursos como cosméticos, para manter a beleza estética do corpo, entretanto vale lembrar que os cosméticos agirão em ação conjunta com uma boa alimentação e hábitos saudáveis contribuindo assim para a boa aparência estética. Devemos ter em mente que somente o uso do cosmético de maneira isolada não trará o resultado desejado e em algumas vezes apenas maquiarão um problema de origem alimentar.

O consumo de produtos fitoterápicos, a ingestão hídrica de no mínimo de 2 litros ao dia e a inclusão de alimentos ricos em vitamina A,C e E, poderão ajudar na prevenção da acne e rugas, tendo estes ação antioxidante, mantendo a pele hidratada e com boa aparência.

Um baixo consumo proteico, como carnes, podem ocasionar o enfraquecimento das unhas e cabelo, uma vez em que a proteína funciona como agente construtor celular. Alimentos ricos em vitamina do complexo B como cereais integrais, vegetais verdes escuros, ajudam a manter a manutenção e prevenção da queda de cabelo e a descamação nas unhas.

A exposição excessiva ao sol em determinados períodos podem levar a fatores de risco como o câncer de pele, envelhecimento precoce, formação de rugas, manchas dentre outros. Os alimentos que podem oferecer ao organismo uma melhor proteção e prevenção a estes fatores de riscos são os chamados fotoprotetores, como os alimentos ricos em beta caroteno, sendo este a cenoura, tomate e damasco, além de outros, como os flavonoides: chá verde, cacau na forma mais concentrada e no vinho.

A busca pela estética corporal, tem se revelado uma tendência cada vez mais frequente, desta forma a busca por uma nutrição saudável, tem se revelado um agente condutor para o bem-estar a saúde e a melhora de diversos problemas dentro da área estética.

Com tudo é possível associar que a beleza estética está diretamente relacionada com a nutrição, a saúde e o bem-estar. Clique aqui para conhecer um ebook que relaciona esses três fatores.

Nutricionista: Antônia dos Santos de Carvalho